sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Seminário dos Afrodescendentes do TO inicia neste sábado, 27


Imagem do cartaz
A I Feira de Economia Solidária e Seminário dos Afrodescendentes do Tocantins acontecem entre os dias 26 a 28 de outubro, no Centro Cultural Durval Godinho, em Porto Nacional.

O evento reunirá representantes de organizações que atuam pela garantia dos direitos das comunidades quilombolas e dos afrodescendentes no Estado e tem como objetivo propor ações de combate ao racismo, fortalecimento da Lei 10.639 no Tocantins, fortalecimento da economia solidária nas comunidades quilombolas e luta pela regulamentação das terras quilombolas no Estado.

A abertura do Seminário e da Feira acontece na noite desta sexta-feira, 26. No sábado, 27, às 8 horas, o evento iniciar com um painel sobre racismo e preconceito religioso no Estado. Às 14 horas, os participantes debatem a aplicação no Tocantins da Lei 10.639/2003 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas.

O 3º painel acontece às 16 horas e discute Economia solidária: análise sobre a economia solidária nas comunidades quilombolas do Tocantins. A programação do dia encerra às 19 horas com apresentações culturais e feira.

No domingo, 28, às 8 horas, o último painel debate sobre a identificação, regularização e desenvolvimento dos territórios quilombolas.

O evento é realizado pela Comsaúde - Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação, Gruconto – Grupo Consciência Negra do Tocantins, Rede de Educação Cidadã e com apoio do Fórum Estadual de Economia Solidária, Cese – Centro de Formação de Ensino e Economia Solidária – Região Norte, Fundação Ford e Alternativas para a Pequena Agricultura do Tocantins (Apato).

Confira a programação:

26/10 – sexta-feira
19h - Abertura e Feira de Economia Solidária

27/10 - sábado
 
8h - Mística de abertura

1º Painel: O racismo e o preconceito religioso no Estado do Tocantins. Gruconto, CONAQ, Cedenpa e Comunidades de Terreiros.

14h - 2º painel: Aplicabilidade da Lei 10.639 nas escolas públicas e nas escolas das comunidades quilombolas no Estado do Tocantins e as cotas na universidade. Gruconto, Fórum Estadual de Educação Afro-brasileira, Maximiano Bezerra, diretor de diversidade da Seduc e UFT.

16h - 3º painel: Economia solidária: análise sobre a economia solidária nas comunidades quilombolas do Tocantins. Fórum Regional Centro Sul Tocantins.

19h
- Feira de produtos afro-brasileiros e apresentações culturais

28/10 – Domingo

8h - 4º Painel: Identificação, regularização e desenvolvimento dos territórios quilombolas. Izabel Rodrigues, representante regional da Conaq e José Carlos Galiza, representante nacional da CONAQ.

 Avaliação do Encontro

12h Encerramento

Um comentário:

Maria Jose disse...

Gostaria muito de participar,é uma pena, pois só irei para o TO, depois do dia 15 de novembro.