segunda-feira, 18 de abril de 2011

Líder indígena da Raposa Serra do Sol participa de atividade na Casa 8 de Março nesta segunda,18

Troca de experiências e discussões sobre os problemas enfrentados pelas mulheres indígenas. Estes são os principais objetivos da Roda de Conversa que acontece a partir desta segunda, 18, às 9 horas, na Casa 8 de Março, com a líder indígena Mari Macuxi, da Raposa Serra do Sol, de Roraima. Participe!!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

"Uma das maiores batalhas culturais que os movimentos sociais enfrentam é essa cultura suicida"

Essa afirmação é de Lilian Celiberti, da Articulação Feminista Mercosur, na entrevista, realizada durante o II Encontro Nacional de Mulheres Brasileiras, ela fala sobre a luta feminista na América Latina, os movimentos sociais e política. Leia a entrevista no site da AMB  - Articulação de Mulheres Brasileiras.

E o mundo é diferente da ponte pra cá

Considero Palmas um mosaico da diversidade cultural brasileira. Na música, por exemplo, o gosto é eclético e o rap por aqui, também tem espaço nesta salada cultural. Na verdade, o espaço garantido é assim, lá no seu canto, quase recluso, direcionado pra um grupo seleto, porém não menos importante: a periferia.

Em 14 de março de 2009, aconteceu o primeiro show dos Racionais em Palmas. Os jovens da periferia que foram o centro e ao Centro, freqüentaram um lugar utilizado em sua maioria por uma classe social com maior poder de adquirir os chamados bens culturais.

Em uma única noite, o Espaço Cultural de Palmas viu ferver a língua afiada de jovens com letras sobre o cotidiano conturbado, violento, voraz e realista da periferia. Cantavam eufóricos: “Equilibrado num barranco incômodo, mal acabado e sujo, porém, seu único lar, seu bem e seu refúgio. Um cheiro horrível de esgoto no quintal, por cima ou por baixo, se chover será fatal. Um pedaço do inferno, aqui é onde eu estou. Até o IBGE passou aqui e nunca mais voltou” (trecho da música Homem na Estrada - Racionais MC's).

Por aqui, a cena do Hip Hop não é diferente dos demais lugares do país. E “ser do Hip Hop” também é estilo de vida por aqui. O Hip Hop ultrapassa a arte e as manifestações culturais, vai um pouco além: conscientiza, prepara e estimula os jovens para os debates e fomenta as ações sociais.

Embora com um novo cenário musical no país (um tema que falaremos depois), aqui em Palmas, os recados do Hip Hop, principalmente por meio do rap, são os mesmos e relatam aquilo que muitos não querem ver. "Tenho orgulho de ser preto, de ser da favela. Junto com os outros que também faz parte dela. Eu mostro o lado bom e o lado ruim. Mas vou falar do preconceito que existe por aí. O negro no Brasil é muito discriminado. Pelos donos do poder ele é escravizado Preto pra eles é pra ser massacrado. Se anda pelas ruas é pra ser apontado. Se andar bem arrumado é um preto metido. Se andar de roupa folgada é porque é bandido..." (trecho de Preto até os ossos - MC Rock Jr)

E é assim, o Hip Hop segue incomodando, denunciando e avisando que: o mundo é bem diferente da ponte pra cá.

A Galeria dos Presidentes

Pouco depois do fim das eleições entrei no site da Presidência e sem pretensão encontrei o menu: Informações Históricas – Galeria dos Presidentes.Resolvi então fazer um passeio sobre a história política do Brasil. Estão lá, todos, devidamente, fotografados e biografados, até mesmo os que assumiram o comando do país por meros 15 dias, afinal Presidente é Presidente.

Uns eu conhecia de nome, outros a Escola nem se deu o trabalho. Mas estavam lá, comecei a clicar em cada imagem. Nome, idade, profissão, período de governo, idade ao assumir, posse, quantidade de votos, tipo de eleição, afastamento, e observações. Ah, as observações!

Atentei-me para as profissões. Olhei um por um, do 1° ao 28º Presidente do “Período de Governo Republicano”. Nunca, até então, tinha me interessado em saber sobre a origem profissional de nossos presidentes e esse é um detalhe que traduz e diz muito de nossa história.

Vamos começar então, 1889: militar, militar, advogado, advogado, advogado, advogado, advogado, militar, advogado, advogado, advogado, advogado, advogado, militar, militar, militar, advogado, advogado, militar, advogado, advogado, advogado, advogado, médico, advogado, advogado, advogado, militar, militar, militar, militar, militar, militar, militar, militar, advogado, advogado (ainda jornalista e professor), jornalista (advinha?!), engenheiro, sociólogo, metalúrgico ( diante dos antecessores, confesso, fiquei sim muito orgulhosa quando vi).

Desde janeiro deste ano, Lula, historicamente, já faz parte de nosso recente passado e sua foto na Galeria dos Presidentes estará em preto e branco. Ao lado, a imagem colorida será de Dilma Vana Rousseff. E na observação descrito: A primeira mulher eleita do país.

(Observação: O jornalista em negrito é Fernando Collor! Que tal?!)

O Retorno - parte 2

Depois de muito adiar, resolvi dar as costas pra preguiça, abandonar a muleta da "falta de tempo" e voltar a escrever. Portanto, eis me aqui!

Esse blog foi criado com uma intenção feminista às avessas. De início um grupo, de mulheres, se revezava para postar. Tema central: o universo feminino! Foi uma experiência legal e divertida. Depois abrimos e outras pessoas começaram a escrever também. Mas o tempo foi miando, desestimulando e este blog ficou assim paralisado por 2 anos.

Então, volto agora para falar das coisas que passam por mim e em mim.

Até!

*Aos poucos vou me inteirando das ferramentas pra deixar o De Língua Solta mais bonito.